Segunda, 31 de Março de 2025

DEAM troca delegadas após assassinato de jornalista que denunciou falhas

Caso Vanessa Ricarte levou a mudanças na delegacia da mulher

27/03/2025 às 14:27
Por: Redação

A DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) de Mato Grosso do Sul substituiu três delegadas que atenderam Vanessa Ricarte, jornalista assassinada pelo ex-namorado em fevereiro. A titular da delegacia, Elaine Benicasa, também foi transferida. As mudanças ocorrem quase dois meses após o feminicídio que ganhou repercussão nacional, quando áudios da vítima revelaram supostas falhas no atendimento policial antes de sua morte.

Apenas Riccelly Maria Albuquerque Donha foi removida sem pedido ("ex-officio"). A portaria do delegado-geral Lupersio Degerone Lucio afirma que a mudança prioriza o "interesse público sobre o privado". Lucelia Constantino de Oliveira, que também atendeu Vanessa, pediu transferência. Ambas foram para as Depacs de Campo Grande.

Cynthia Karoline Bezerra Gomes Tapias e Lais Mendonça Alves assumiram na DEAM. A delegada Cecília Fleury, que veio de Aparecida do Taboado (457 km da capital), foi a última nomeada, em 14 de março.

O secretário de Segurança, Antônio Carlos Videira, disse que as transferências "oxigenam" a delegacia: "Elas já tinham pedido para sair... é justo dar oportunidade a outras". A Corregedoria não encontrou erros no atendimento, mas o governo vai reformular os protocolos.

O governador Eduardo Riedel prometeu nomear em dias um coordenador para a Casa da Mulher Brasileira, que agora terá gestão compartilhada entre estado e prefeitura.

O caso continua sob análise, e com as mudanças, a delegacia conserva o quadro de 11 delegadas, mas ainda sem nomeação de titular.