Segunda, 04 de Agosto de 2025
A prefeitura de São Paulo cancelou a Festa Literária Pirata das Editoras Independentes (Flipei), marcada para começar na próxima quarta-feira (6) , na Praça das Artes. O evento alternativo, realizado desde 2018 com atrações gratuitas, teve o contrato que permitia o uso do local para o evento anulado.
O contrato firmado previa que, em caso de rescisão, isso deveria ser comunicado, no máximo, 15 dias antes do evento. Porém, o cancelamento foi anunciado pela prefeitura na última sexta-feira menos de uma semana antes do evento.
Para a organização da Flipei, a decisão é classificada como censura. Em um comunicado em nas redes sociais, a Flipei disse que está movendo medidas judiciais e políticas para responsabilizar a Fundação Theatro Municipal, sua direção, a Secretaria de Cultura e a prefeitura de São Paulo.
No mesmo aviso, a organização afirma que os eventos da programação serão distribuídos entre o Espaço Cultural Elza Soares, nos Campos Elíseos, o Armazém do Campo, o Instituto Luiz Gama e o bar Sol y Sombra da Rua Treze de Maio.
“A Flipei 2025 vai acontecer, nos mesmos dias, mesmos horários, em outros espaços da resistência de São Paulo”.
A edição 2025 deve contar com a participação de 220 editoras, realizará mais de 40 debates nacionais e internacionais, shows, bailes, atividades para crianças e lançamentos de livros.