Terça, 05 de Agosto de 2025
A capital fluminense contará com a primeira Casa da Mulher Brasileira do Rio de Janeiro. A construção de 3,5 mil metros quadrados teve sua pedra fundamental lançada nesta segunda-feira (4). O projeto é parte da programação do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra as mulheres em todo o país.
O investimento do governo federal será de R$ 19 milhões. O terreno, localizado no bairro de São Cristóvão, zona norte da capital, foi cedido pela União, através do programa Imóvel da Gente, coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
A Casa da Mulher Brasileira é uma importante ferramenta na proteção das mulheres e é um dos principais eixos de atuação do programa da pasta, Mulher Viver sem Violência. A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, declarou na cerimônia que a Casa é uma inovação no atendimento às mulheres que sofrem todo tipo de violência.
Além da unidade em São Cristóvão, o município de Volta Redonda, no sul fluminense, também terá uma Casa da Mulher Brasileira. O governo do estado informou que as obras das duas unidades devem estar concluídas até agosto de 2026, ano em que a Lei Maria da Penha completa 20 anos.