Segunda, 04 de Agosto de 2025

Eleições na Bolívia: Direita lidera após 19 anos de esquerda no poder

Mudança no panorama político boliviano: direita lidera pesquisas para a presidência

04/08/2025 às 13:22
Por: Redação

Com o ex-presidente Evo Morales incentivando o voto nulo, a Bolívia se prepara para as eleições gerais em 17 de agosto, com a esquerda dividida e a direita liderando as pesquisas de intenção de voto.

O empresário Samuel Medina surge como favorito, enquanto o ex-líder cocaleiro e presidente do Senado, Andrónico Rodriguez, ex-aliado de Evo, não tem alcançado expressividade nas pesquisas.

Em meio à turbulência política, o país elege 130 deputados e 36 senadores. Segundo o professor de sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Clayton Mendonça Cunha Filho, a insistência de Evo em se colocar como único candidato possível do MAS acabou implodindo o partido.

Com a fragmentação da esquerda boliviana, a direita lidera as pesquisas de intenções de votos com Samuel Medina (Alianza Unidad) e Jorge “Tuto” Quiroga (Alianza Libertad Y Democracia) nos primeiros lugares. Somados, os dois candidatos da direita teriam cerca de 47% dos votos, segundo pesquisa do jornal El Deber.

O professor da UFC Clayton Mendonça Cunha Filho explicou que esses dois candidatos são de uma direita tradicional, não chegando a ser uma extrema-direita, o que sugere uma mudança significativa na paisagem política boliviana.