Cinema brasileiro brilha com vitórias no Globo de Ouro 2026

Filme de Kleber Mendonça Filho alcança sucesso internacional impulsionando o setor

12/01/2026 às 14:51
Por: Redação

O cinema brasileiro conquistou reconhecimento internacional no último domingo, 11 de janeiro de 2026, durante a cerimônia do Globo de Ouro. O filme O Agente Secreto, sob direção de Kleber Mendonça Filho, venceu nas categorias de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, o que garantiu a Wagner Moura uma importante conquista para seu currículo.

 

Essa é a primeira vez em 27 anos que o Brasil é agraciado em tal categoria, e é também a primeira vez que o país leva para casa dois prêmios em um única edição do Globo de Ouro. Tais vitórias projetam o cinema nacional no cenário cultural global e destacam o setor audiovisual como uma expressão vital da cultura brasileira, especialmente em meio a um contexto onde políticas públicas têm sido fortalecidas pelo Ministério da Cultura.

 

Investimento no audiovisual

A produção de O Agente Secreto contou com um investimento de 7,5 milhões de reais do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), destinando ainda 750 mil reais para sua comercialização. O FSA é um órgão governamental chave, apoiando desde o desenvolvimento de roteiros até a distribuição de filmes e modernização de salas cinematográficas.


"A vitória impacta simbolicamente, mudando a percepção do Brasil no exterior e abrindo caminho para outros talentos", comenta Ana Ostapenko, coordenadora da Pantanal Film Commission.


Em 2025, o cinema nacional viu 368 filmes exibidos, atraindo 11,11 milhões de espectadores e arrecadando 214,97 milhões de reais. O Agente Secreto se destacou com mais de 1 milhão de espectadores e renda superior a 25 milhões de reais, marcando presença significativa no mercado exibidor.

 

Impulsos regionais e novas perspectivas

O sucesso do filme também alimenta expectativas locais em Mato Grosso do Sul, que se prepara para lançar seus próprios editais no setor audiovisual ao longo de 2026. Dentre as iniciativas estão os Editais Pnab para animação, festivais e licenciamento. Adicionalmente, o projeto Rota Cine voltará a circular, alcançando 40 cidades no estado.


O diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes, considera que o prêmio confirma o poder do audiovisual brasileiro.


O estado investe na acessibilidade e na produção cultural regional, com planos de reformar o Museu da Imagem e do Som, criando estúdios e expandindo a capacidade de produção local em colaboração com universidades e institutos federais, além de divulgar o estado em feiras internacionais.

© Copyright 2025 - Portal Porto Murtinho - Todos os direitos reservados