Domingo, 17 de Agosto de 2025

Violência no Rio Prejudica Aprendizado: Estudo Revela Impacto em Português e Matemática

Pesquisa inédita aponta que alunos de áreas com alta violência perdem até um ano de aprendizado em matemática e têm queda significativa em português.

17/08/2025 às 14:00
Por: Redação

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Um estudo inédito revelou que a violência no Rio de Janeiro não apenas causa danos às comunidades, mas também impacta o aprendizado de estudantes em escolas dessas áreas. O aprendizado em língua portuguesa cai para menos da metade e, em matemática, o prejuízo é equivalente a um ano inteiro de aprendizado.

A pesquisa, intitulada O Impacto da Guerra às Drogas na Educação das Crianças das Periferias do Rio de Janeiro, considerou relatos de diretores escolares e foi publicada na revista Dados, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

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Alunos de escolas em áreas com seis ou mais episódios de violência por ano aprendem, em média, 65% menos do que o esperado em língua portuguesa e perdem um ano inteiro de aprendizado em matemática. Foram identificadas 32 escolas nessa situação.

Segundo Tiago Bartholo, professor da UFRJ e um dos autores do estudo, o fechamento das escolas, o aumento das faltas de alunos e professores e o estresse causado pela violência contribuem para o baixo aprendizado.

“As escolas ficam fechadas um maior número de dias. Elas não podem abrir em função desses episódios de violência. Tem também um aumento das faltas, tanto dos estudantes quanto dos docentes, em dia de violência ou no dia posterior”, afirmou.

Bartholo ressaltou também outras consequências danosas para o aprendizado dos alunos. “A violência gera ainda impactos negativos na capacidade que as crianças têm de aprender, seja porque impacta o sono, seja porque gera um enorme estresse para as crianças, para os jovens, para os professores, enfim, para todos aqueles que estão submetidos a essas situações de violência”, diz.

Análise dos dados

A pesquisa utilizou dados do Fogo Cruzado e os resultados da Prova Brasil. O ineditismo está em considerar dados de um aplicativo da Secretaria Municipal de Educação, onde diretores registravam episódios de violência.

“A direção, o diretor, a diretora-adjunta, eventualmente um coordenador pedagógico, pode dar informações bastante ricas para as redes de ensino sobre o que efetivamente está acontecendo na escola, em especial em relação a esses episódios de violência”, diz.

As escolas com entornos violentos foram comparadas com outras semelhantes para isolar os efeitos da violência no aprendizado. O ano de 2019 foi considerado para evitar os impactos da pandemia.

>>Em dez anos, número de vítimas de violência escolar cresceu 2,5 vezes

Impactos ao longo da vida escolar

A pesquisa mostrou que o entorno violento está associado a uma redução média de 7,2 pontos para língua portuguesa e 9,2 para matemática, no 5º ano, na escala do Saeb. Um ano de estudos em língua portuguesa equivale a 11,2 pontos e, em matemática, a 8,5 pontos.

Essa perda de aprendizagem se acumula ao longo da vida escolar dos alunos.

“São diferenças que, do ponto de vista pedagógico, são relevantes, são pertinentes e mostram que esse é um tema é importante, que deve ser olhado com atenção pelo poder público”, ressalta o professor.

Além de Bartholo, assinam o estudo a professora da UFRJ Mariane Koslinski, o professor da Uerj Ignacio Cano e as doutorandas da mesma instituição Rachel Machado e Mariana Siracusa.

Educação sob cerco

Em maio deste ano, o relatório Educação Sob Cerco: as escolas do Grande Rio impactadas pela violência armada mostrou que cerca de metade dos estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas sofrem impactos da violência armada. Isso corresponde a 800 mil crianças e adolescentes, de 1,8 mil escolas públicas da capital e de mais 19 municípios da região.

De acordo com a pesquisa, na capital, mais da metade das escolas estão em áreas dominadas, sendo 28,4% em regiões de milícia e 30% de tráfico. Em 2022, ano considerado no levantamento, foram contabilizados mais de 4,4 mil tiroteios em situações ou não de operações/ações policiais nas imediações de escolas.

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